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Postado em 12/MAR/2021
O sonho da casa própria está presente no imaginário de muitos brasileiros. Mas financiar um imóvel é uma tarefa que exige uma boa análise, requer preparação e informação.
Documentos, trâmites, variações entre as modalidades oferecidas pelo mercado, a busca pelo imóvel perfeito, tudo isso faz com que quem queira comprar o primeiro apartamento precise saber exatamente qual é o caminho para não perder tempo, nem dinheiro.
Vamos conhecer melhor essa dinâmica para você já começar a trilhar esse percurso devidamente preparado:
Uma das primeiras etapas do financiamento imobiliário é fazer uma simulação para visualizar tudo o que entra na conta: os valores, prazos e todos os fatores envolvidos no acordo que você está prestes a fechar.
Para isso, você pode usar os simuladores de financiamento de algumas instituições na internet. No geral, os simuladores são bem simples e em minutos você já tem o resultado.
A próxima etapa do financiamento é escolher um imóvel de seu interesse e enviar uma proposta para a instituição escolhida. Basta que você entre no site da instituição, preencha uma proposta online, siga os passos e informe alguns dados que serão solicitados.
Nessa etapa serão solicitados documentos adicionais para checagem. Todos os documentos informados no envio da proposta devem ser apresentados, além de comprovantes de renda, residência e certidões negativas.
Com todos os documentos das partes envolvidas apresentados, é hora de avaliar o imóvel. Para tanto, agenda-se uma vistoria ao lugar, com a presença de um engenheiro ou arquiteto credenciado, com a devida comprovação do pagamento da vistoria.
Quem estiver vendendo o imóvel precisa fornecer uma série de documentos também, seja uma pessoa física ou jurídica. No que corresponde à propriedade, a matrícula do imóvel é o documento mais relevante, já que corrobora a legalidade do vendedor para que ele esteja habilitado a realizar a venda.
Com a proposta aprovada e com todas as condições atendidas, chega o momento de fazer o seguro habitacional obrigatório e marcar uma data para que todas as partes envolvidas apresentem-se para assinar o contrato.
Após a assinatura, é feito o pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e o contrato é registrado no cartório.
Com todas as etapas anteriores atendidas, chega o momento de enviar o registro do contrato para a instituição financeira do financiamento.
Uma vez que o vendedor tenha a primeira transferência, você já pode pegar as chaves da sua casa própria, e finalmente comemorar com a certeza de que está começando uma nova fase de sua vida. Aproveita e vem investir seu financiamento imobiliário, com os empreendimentos da Rfreitas Construtora e tenha a garantia da valorização do seu empreendimento!
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