Esta não é nem uma pergunta, é uma afirmação: viver em apartamento é mais seguro. Chega a ser até três vezes mais seguro do que morar em uma casa segundo dados de operadoras de seguro imobiliário. Isso por causa de itens como guaritas e sistema de segurança que já são oferecidos pelas construtoras e determinados ainda no projeto inicial. É uma forma de competir no mercado, porque o quesito segurança cada vez mais serve de fator decisivo na hora de comprar um imóvel.
Nos tempos atuais, em que a gente busca o bem-estar da nossa família, ter a certeza de que estamos bem protegidos influencia diretamente até na saúde psicológica. Quem viaja muito ou passa muito tempo fora de casa durante o dia, encontra nos apartamentos a melhor alternativa de moradia. Apartamentos fechados por longos períodos não chamam tanto a atenção quanto uma casa.
Cuidados em condomínio são em conjunto
Em relação aos riscos externos, a maioria dos prédios hoje em dia possuem porteiro, monitoramento 24 horas e portões eletrônicos, proporcionando um controle maior de quem entra e sai do condomínio. Ao viver em apartamento, pessoas desconhecidas não baterão à sua porta se não estiverem autorizadas a subir. O mesmo não se aplica às casas.
Num condomínio, os vizinhos cuidam do prédio em conjunto e qualquer movimentação fora da normalidade provavelmente acionarão o porteiro ou o síndico. Para quem passa muito tempo fora de casa ou viajando, ou até mesmo para os que moram sozinhos, optar por morar em um apartamento é a garantia de tranquilidade.
Outro ponto importante a ser destacado, é que como há o rateio dos custos, sai muito mais barato manter uma estrutura com câmeras, porteiro, monitoramento eletrônico e afins. Morar em um condomínio vai exigir o cumprimento de regras, mas é o ônus diante de tantos outros bônus que morar em um apartamento vai trazer.
“Viver em apartamento é mais seguro”
Por que viver em apartamento é mais seguro?
Geralmente, viver em apartamento é mais seguro porque também existem regras de convivência. Aliadas à tecnologia e investimentos como portaria monitorada, fica muito mais difícil a ação de criminosos. E vale estar atento a regras simples e que quem está indo morar pela primeira vez em um apartamento precisa ficar atento:
· Ao notar alguém suspeito no elevador, evite entrar em casa. Tente descer em outro andar e entre logo em contato com o porteiro;
· Todos os prestadores de serviço do condomínio devem estar identificados e, caso você note algo suspeito, procure o síndico do prédio ou a portaria;
· Não permita que a portaria libere a entrada de pessoas, mesmo as próximas, sem autorização. Caso isso aconteça, peça para o funcionário que isso não se repita e avise o síndico;
· Havendo dificuldade de identificar o visitante, desça até a portaria. Nunca permita que alguém não identificado suba até seu apartamento;
· Jamais entre no apartamento se perceber logo na entrada um sinal de arrombamento. Acione a portaria e a polícia.
· Ao viajar, seja discreto e não comente com desconhecidos do próprio condomínio. Se já criou uma relação de amizade com algum vizinho, comente apenas com ele para que fique atento ao seu apartamento.
· É papel do porteiro reconhecer todos os moradores. Aproveite para ser gentil, manter uma relação de proximidade com este profissional.
· Sempre mantenha a porta do seu apartamento trancada, mesmo quando estiver em casa.
· Opte por receber as encomendas na portaria. Esta é uma medida de segurança importante.
· A iluminação externa do condomínio deve permitir a visualização clara das calçadas e acesso à garagem. Não havendo, converse com o síndico do prédio para que tome esta providência.
Nos prédios projetados pela Lotisa a segurança é item dos mais importantes. Os empreendimentos são projetados pensando no bem-estar das famílias, prevendo a melhor vivência e focando na qualidade de vida. Por isso, os projetos sempre trazem portaria, vigilância eletrônica 24 horas por dia, além de outros elementos que garantem a confiança e seguridade do morador. Consulte nossa equipe para entender melhor cada um dos itens e todas as qualificações em cada um dos nossos prédios.