Esse é o sonho da maioria das famílias, mas muitas têm dúvidas sobre quais as principais etapas para comprar um apartamento. Aqui, no blog da Lotisa, você terá os detalhes para se planejar e executar este importante passo na vida. Seja para um primeiro imóvel ou mesmo para quem já possui um e deseja investir.
A primeira entre as principais etapas é definir o orçamento
Você precisa ter em mente quanto pode investir. Isso vai direcionar você ao tipo de imóvel, ao bairro, às possibilidades de financiamento e, enfim, à tão sonhada aquisição do apartamento. Você já tem todo o dinheiro guardado? Terá que financiar? Qual valor você já possui para dar de entrada? Tudo isso precisa estar bem claro. Definido o orçamento, faça simulações. Assim você já vai entender sobre parcelas mensais e se elas estarão dentro do seu parâmetro mensal.
Escolha o imóvel e antes de conhecer de perto observe o bairro
Pode não parecer, mas muita gente nem repara o que está acontecendo no entorno, foca apenas no prédio. Mas é importante analisar a rotina do bairro, observar o comércio na região, o acesso às principais vias, se possui escolas e hospitais por perto, se o bairro é seguro sem muitos registros de ocorrências policiais e qual a distância dele para os lugares que você costuma frequentar. Outra dica matadora: visite o bairro em horários e dias diferentes. Passeie pelo local à noite, final de semana, em horário de pico... Assim, você terá um raio-X mais detalhado.
Leia também
Por que morar em um home club
Como saber se o prédio é de confiança
Quais as vantagens de morar no Bairro Fazenda
Como organizar as finanças para a compra de um imóvel
Quais as principais etapas para comprar um apartamento? Conhecer o imóvel
Sim, você precisa ver pessoalmente o local que você tem interesse. Se ele estiver sendo construído, aproveite para saber sobre acabamentos, prazo de entrega, vistas, vagas de garagem, tamanho dos cômodos... Faça uma lista de dúvidas para questionar a construtora, não confie apenas na memória. Além de observar o prédio, procure informações gerais sobre a empresa que está construindo. Verifique na prefeitura se está tudo em ordem com a documentação.
Hora de definir a forma de pagamento
Na conversa com a construtora, questione as formas de pagamento. Não se esqueça que prédios em construção geralmente exigem reforços financeiros de tempos em tempos e tudo isso precisa estar na sua planilha de investimentos. Os corretores de imóveis estão bem informados sobre o passo a passo e podem contribuir na formatação desta negociação.
Quais as principais etapas para comprar um apartamento? Separar a documentação
Definida a forma de pagamento, preste atenção em toda a documentação necessária para a transação. Para se tornar proprietário, será necessário encarar um processo burocrático, mas que irá garantir que você tenha tudo confirmado dentro da lei.
O profissional Maik Souza, no portal Âmbito Jurídico, detalhou que cada processo terá detalhes únicos e que exigirão muita atenção. Entre os documentos exigidos estão os do vendedor. Caso o vendedor seja uma pessoa jurídica, como uma imobiliária ou mesmo a construtora, será necessário apresentar cópia do CNPJ; cópia autenticada do estatuto ou contrato social; registro da documentação na Junta Comercial a respeito de modificações no estatuto ou contrato; certidões de quitação de tributos federais, estaduais e municipais; certidões negativas referentes a cartório de protesto, ações cíveis, falência e concordata, Justiça do Trabalho e Justiça Federal.
Ainda no caso de pessoa jurídica, será preciso ainda carta com firma reconhecida e assinada pelos representantes; cópia do contrato social; cópia da Certidão Negativa de Débito; cópia da Certidão Negativa de Débitos e Contribuições Federais. Se ele for pessoa física, será necessário RG; CPF; declaração de profissão; certidão de nascimento ou certidão de casamento e certidão conjunta de débitos relativos aos tributos federais
A documentação do imóvel e a sua também fazem parte do processo de compra
A documentação do imóvel é a seguinte: cópia do IPTU do ano corrente; certidão negativa do IPTU; cópia da matrícula do imóvel dentro da validade de 30 dias e certidão negativa de ônus (comprovando que o imóvel não tem nenhum débito).
O comprador também terá uma lista de documentos exigidos a exemplo de: RG; CPF; declaração de profissão; certidão de nascimento ou certidão de casamento; e certidão conjunta de débitos relativos aos tributos federais. Se for utilizar o FGTS, a lista aumenta com o extrato original, atualizado e datado do FGTS, emitido em uma agência da Caixa Econômica Federal; cópia do comprovante de residência de, no máximo, três meses atrás; cópia de comprovante de residência antigo (mínimo um ano atrás); cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); cópia da última declaração do Imposto de Renda; cópia da última declaração de Imposto de Renda do cônjuge ou convivente, caso você seja casado ou tenha uma união estável.
Chegou a hora da matrícula do imóvel
Ao comprar um imóvel na planta ou em construção, leia com atenção o contrato antes da assinatura. Todas as informações do comprador e vendedor devem estar bem descritas no contrato. E, entre as cláusulas, devem constar o valor do apartamento, as condições de pagamento e/ou financiamento, se a entrada será dada com o valor do FGTS, e até as comissões de vendas (se houverem) precisam estar discriminadas.
Depois da assinatura do contrato de compra e venda, você precisará da matrícula do imóvel no Cartório do Registro de Imóveis da sua cidade. É o documento mais importante do apartamento, pois essa matrícula comprova a existência dele. Pela legislação brasileira, você só é considerado dono se tiver o registro do imóvel. Este é um dos documentos mais importantes e deve ser muito bem guardado.
Não esqueça das taxas extras
É comum ter que desembolsar um valor extra para que o imóvel seja legalizado. A começar pelo ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis). Ele corresponde a 2% do valor venal do imóvel e precisa ser quitado antes da mudança para a propriedade. Tem o registro de matrícula (que falamos acima) e é o documento que comprova que determinado bem pertence a você. Na lista dos gastos extras, coloque os custos com mudança, já que pode ser que necessite levar móveis e malas. Dependendo do imóvel, a entrega é seca, ou seja, apenas com os itens básicos como bocais de lâmpadas simples. Observe estas informações durante a etapa de reconhecimento do apartamento.
Apesar de toda a burocracia, o sonho da casa própria é algo que você conquistará, com certeza. E agora que você já sabe quais as principais etapas para comprar um apartamento, pode inclusive fazer uma visita na Lotisa para conhecer os projetos e empreendimentos. Sempre há uma solução para o seu sonho.