Itajaí é a cidade com maior valorização do metro quadrado de imóveis do Brasil. O Índice Fipezap acumulado de 2021 chegou a 13,44%. Nos últimos 12 meses, o município é segunda cidade ao somar 16,93% de valorização acumulados. Os dados são divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) com base nos anúncios de venda de imóveis.
A cidade desbancou Itapema, a segunda colocada com 2,09% abaixo, e Vitória com 3,32% menos. Ficou à frente ainda de cidades reconhecidas no estado pelos empreendimentos imobiliários, como a vizinha Balneário Camboriú e a capital Florianópolis. Em relação ao preço médio nas vendas de imóveis, Itajaí ocupa 9ª posição no país com o valor médio do metro quadrado residencial acima de R$ 7 mil.
A qualidade de vida é também um fator decisivo na valorização dos imóveis e na decisão de quem quer investir ou morar em Itajaí. Por isso, os investimentos em segurança, infraestrutura, saúde e educação dos cidadãos nos últimos quatro anos refletem nos índices apontados.