Itajaí recebeu seu primeiro selo Bandeira Azul para a temporada 2021/2022. O prêmio internacional foi concedido à Marina Itajaí e comprova que no local há turismo sustentável, educação e gestão ambiental.
A preocupação da Marina Itajaí com a sustentabilidade existe desde o início das operações, em 2016. Além do projeto arquitetônico e de engenharia civil, a empresa também realiza o uso racional da água, com sistemas de captação de água da chuva, e de eletricidade, por meio da geração de energia solar. As placas fotovoltaicas instaladas no complexo já contribuíram para a redução de mais de 12 toneladas de emissão de CO2 que seriam lançados na atmosfera.
Sendo um dos destinos mais buscados por navegadores internacionais, a Marina Itajaí é também a primeira do Brasil com certificação ISO 14.001/2015, de prevenção e proteção do ambiente. E para conquistar a certificação da Bandeira Azul, a Marina precisou atender 34 requisitos de gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável e responsabilidade social.
O programa é credenciado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e Unesco e tem como principal objetivo promover a mudança de comportamento através da educação e informação ambiental.
A certificação Bandeira Azul irá impulsionar ainda mais o turismo náutico local e divulgar Itajaí como destino turístico internacional e dar impulso ao desenvolvimento socioeconômico sustentável.
REFERÊNCIA:
Município de Itajaí. Município de Itajaí recebe primeiro selo Bandeira Azul. Disponível em <itajai.sc.gov.br/noticia/27441/municipio-de-itajai-recebe-primeiro-selo-bandeira-azul#.YW2AiBrMLIU>