Essa é uma dúvida frequente e que os maiores profissionais de mercado respondem com maestria: “Investir em imóveis ainda é um bom negócio?” É sim! Investir em imóveis é considerado um investimento seguro e figura entre os mais tradicionais no Brasil. Culturalmente e historicamente, esta é uma modalidade que tem dado certo na movimentação da economia e na garantia de geração de renda futura.
Segundo os especialistas, por definição, comprar um imóvel só é considerado investimento se você não for morar nele. Em caso de servir para sua moradia, ele passa a ser um bem de uso e, como tal, gera gastos típicos de uma residência e não se torna uma fonte de receita.
Ao contrário, ele passa a ser um investimento. E você poderá garantir renda principalmente se souber fazer a escolha correta do imóvel. A credibilidade da construtora, a localização, o histórico de obras da mesma empresa, tudo isso influencia na valorização do imóvel e, consequentemente, na hora da revenda ou do aluguel para um novo inquilino. Mas que outros fatores estão ligados ao investimento em imóveis? No blog da Lotisa você encontra as respostas.
Leia também
Como organizar as finanças para a compra de um imóvel
Praia Brava: onde tem tudo o que você precisa para viver bem
Investir em imóveis ainda é um bom negócio? Sim, se você pensa em rentabilidade
Ao adquirir um imóvel para investimento, você deve compreender que eles trazem rentabilidade. Ao mesmo tempo em que preservam o valor patrimonial e trazem segurança ao investidor, também podem gerar receita com os aluguéis.
E você estará protegido do aumento dos preços das outras coisas do seu dia a dia porque o aluguel é reajustado junto com a inflação. Geralmente, os contratos são regidos e reajustados por índices como o INCC ou o IGPM. Ambos calculam a necessidade de aumento do contrato do aluguel depois de 12 meses, de acordo com o que foi praticado nas outras áreas do país.
Outra grande vantagem de investir em imóveis é a segurança. Como representa um patrimônio físico, ele não pode ser confiscado, diferentemente do que pode ocorrer com outros tipos de investimento.
Valorização e preservação do valor investido mostram que vale investir em imóveis
É praticamente nula a possiblidade de o valor investido em um imóvel ser depreciado. E você ainda pode aumentar as chances de valorização se estiver atento a detalhes do entorno. Uma boa dica é saber junto à prefeitura sobre o planejamento para médio e longo prazos nos arredores. Acompanhar as notícias também é importante. Elas demonstrarão a questão da segurança, dos futuros investimentos da iniciativa privada, das melhorias que já vêm sendo desenvolvidas no bairro… E os bairros vizinhos, como estão se desenvolvendo? Eles podem ser outro indicativo para entender melhor os rumos da valorização da região onde você pretende investir num imóvel.
Alta liquidez e facilidade de pagamento trazem força para investir em imóveis
Apesar de não ser uma renda imediata, você ao menos tem a garantia de que tem esse valor guardado. E vai ter sempre certeza de que em qualquer negociação está sustentado pelos índices comerciais do período. Logo, você perceberá que o preço sugerido está compatível com a realidade e seu imóvel será sempre uma boa fonte de recursos.
E é importante citar que há várias ótimas condições de adquirir imóveis novos de qualidade. Além de financiamentos direto com as construtoras, há os consórcios imobiliários, os empréstimos bancários e muita possibilidade de negociação.
Caso tenha dinheiro para comprar um imóvel à vista, aproveite. Você terá poder de barganha e conseguirá um bom desconto. E isso aumentará suas chances de lucro numa futura venda. A compra por um imóvel na planta também traz a vantagem de valores mais competitivos.
Benefícios fiscais mostram que investir em imóveis ainda é um bom negócio
Você sabia que dependendo da forma que investir, poderá ter deduções de juros de hipotecas, de despesas operacionais, de depreciação e até de seguros? Outra informação importante! Se você vender um imóvel residencial e adquirir um outro usando todo o dinheiro da venda na negociação em até 180 dias também não paga Imposto de Renda sobre esta operação.
Em caso da venda de imóvel residencial de até R$ 440 mil, mesmo sem comprar outro dentro do prazo, você também fica isento do Imposto de Renda. A única condição neste caso é que não tenha vendido outro imóvel nos últimos cinco anos.
Proteção para a família também na lista de benefícios
Vale destacar a compra de imóveis como uma proteção familiar para o futuro. Caso haja algum problema financeiro ou situação de doença em que não se consiga trabalhar, os imóveis poderão trazer a tranquilidade necessária para o bem-estar e manutenção da sua família. Sem contar que manter imóveis extras, como investimento, vale como formação de patrimônio devido à durabilidade que apresentam.
Estas dicas por si já mostram os vários benefícios em se investir em um imóvel. Mas se ainda tiver dúvidas, agende uma conversa com a equipe da Lotisa. Além de explicar os detalhes, você pode conhecer de perto os nossos projetos em andamento e as obras futuras.